Tudo o que você precisa saber sobre Análise de Coloração Pessoal

De nada adianta descobrir sua cartela de cores e não saber usar as cores corretamente. Compreender os resultados da análise de coloração e saber aplicá-los no seu dia a dia é um forte aliado para se vestir bem.


O que é Análise de Coloração Pessoal?


Análise de coloração ou colorimetria é um teste que se faz para descobrir as cores que harmonizam com as suas cores naturais, ou seja, com o subtom da sua pele.


Esse teste precisa ser feito presencialmente e por uma Consultora de Imagem, profissional habilitada e com o olhar treinado para perceber as sutilezas que vão aparecer durante o teste.


A consultora vai observar se as cores de determinada pessoa são mais brilhosas ou opacas, escuras ou claras e quentes ou frias, e, a partir disso, identificar qual a cartela de cores compatível com características naturais dessa pessoa, de modo a ressaltar e harmonizar a sua beleza natural.


Do mesmo modo que se analisa as melhores cores para as características da pessoa, também se observa que existem cores que não são tão boas porque irão ressaltar o oposto do que se deseja, ou seja, destacam características que não a favorecem.


Como funciona o teste?


A consultora de imagem deve buscar um ambiente que seja bem iluminado com luz natural e posicionar a cliente (sem maquiagem e de cabelo preso) de maneira que essa luz natural reflita na sua frente, colocando um material com tecidos de cores diferentes próximo ao rosto, para observar o efeito que cada cor surtirá na pele.



Durante a realização do teste de análise de coloração pessoal, é observado qual o efeito que cada cor ocasionará no rosto, identificando-se se a pessoa fica melhor com cores quentes ou frias, claras ou escuras e intensas ou suaves.


Após a análise dessas características e da verificação dos resultados, as cartelas de cores mais adequadas são selecionadas para também comparar os seus efeitos e escolher a melhor delas. No meu canal do Youtube você encontra muito conteúdo sobre análise de coloração e as cartelas de cores.


Também verificamos o contraste pessoal (alto, médio ou baixo), ou seja, a diferença entre tons claros e escuros na beleza. O contraste pessoal é descoberto através de uma foto em preto e branco da cliente, que vai traduzir as cores pessoais em tonalidades diferentes de cinza.


Quando a diferença entre os tons de cinza, claros e escuros, é muito grande, significa que o contraste é alto. Já quando essa diferença não é tão grande assim, o contraste pode ser médio ou baixo.


É importante conhecer o contraste natural, pois devemos replicá-lo nas cores dos nossas roupas, para gerar harmonia com nossa beleza natural.


Sobre testes os online? Funcionam mesmo?


Eu não recomendo e não aplico análise de coloração online. Isso porque, para um resultado confiável, é preciso analisar a pele da cliente pessoalmente e sob a luz natural. A interferência de luz, da câmera, do monitor do computador, etc. pode comprometer o resultado do teste.


Já a análise do contraste pode ser feita online sem problemas. Mas a análise de coloração pessoal completa (o que é mais indicado se você quer realmente saber as cores que valorizam sua beleza), precisa ser feita presencialmente.


Como encontrar uma Consultora de Imagem?


Você pode encontrar uma Consultora de Imagem habilitada para aplicar o teste no diretório

do aplicativo de celular ColorApp. Na opção “Consultoras”, basta inserir o seu endereço e o aplicativo mostrará as consultoras mais próximas a você.



Saber sua cartela de cores é o suficiente?


Descobrir a sua cartela de cores é muito importante para que você possa usar as cores que mais favoreçam a sua beleza natural. Procure tirar todas as suas dúvidas com a Consultora durante o teste.


Mas apenas saber qual a sua cartela de cores não é o suficiente para a construção do seu estilo pessoal. Preste bastante atenção em como a sua pele reage à análise porque é conhecendo cada característica (temperatura, intensidade e profundidade) que se entende a melhor a forma de usar a cartela de cores.


Além disso, é muito importante saber usar as cores e suas combinações de maneira correta e elegante, transmitindo o seu desejo de imagem e o seu estilo pessoal.


As cores possuem o poder de transmitir uma mensagem e são um dos primeiros elementos notados no seu visual. Por isso, compreender como as cores se comportam faz toda diferença na imagem pessoal.


Aprender as técnicas para combinar cores corretamente também vai te dar um leque muito maior de opções e fazer você aproveitar muito melhor as roupas que você já tem em casa.


Então, se você está cansada de usar somente cores neutras, com medo de errar nas combinações, vem comigo que vou te ensinar como transformar o seu visual usando as cores com estilo e elegância:


CLIQUE AQUI para conhecer o meu curso Como usar cores no look, um método super eficiente, simples e prático, que vai te ensinar as técnicas para usar cores e montar seus looks com segurança.


3,766 visualizações0 comentário
  • logo-whatsapp-png-transparente17_edited.

Recife -PE

E&M Cursos e Consultoria

C.N.P.J. 33.736.643/0001-57

R. Presidente Epitácio Pessoa, 154 - Campina Grande - PB

Os serviços ofertados aqui são prestados de acordo com o agendamento efetuado