CÍRCULO CROMÁTICO: Como combinar cores de roupas sem medo de errar!

É possível perder o medo de errar nas combinações de cores e montar looks coloridos em um piscar de olhos. Basta você aprender a utilizar essa ferramenta chamada círculo cromático! E é justamente isso que eu vou te ensinar, vamos lá?


O que é?


Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor.


Ele é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.


Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.

Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.

Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.



Para que serve?


Este instrumento é utilizado por vários profissionais que trabalham com criação, como estilistas, designers, arquitetos, dentre outros, para escolher e harmonizar as cores com as quais desejam trabalhar em seus projetos.


O círculo cromático serve para identificarmos facilmente as combinações de cores mais harmônicas possíveis. Essa ferramenta vai acabar com seus problemas na hora de combinar roupas, acessórios e calçados!


Como usar?


Para usar o círculo cromático, é preciso conhecer os tipos de combinações de cores existentes. As principais delas são: combinações monocromáticas (e tom sobre tom), combinações análogas e combinações complementares.


Combinações de cores monocromáticas:


São as combinações de peças da mesma cor dentro do círculo cromático.


Essas são as combinações de cores mais elegantes de todas! São sofisticadas e, se estiverem exatamente no mesmo tom, ajudam a alongar a silhueta, isto é, te fazem parecer mais alta e magra.


Se a combinação for da mesma cor, mas em tons diferentes, é chamada de tom sobre tom. Nesse caso, se perde um pouco o efeito alongador da silhueta, mas é uma combinação super elegante também!



Combinações de cores análogas:


São as combinações de cores vizinhas no círculo cromático.


Essa combinação é elegante e jovial ao mesmo tempo, menos séria do que a combinação monocromática que estudamos anteriormente.



Combinações de cores complementares:


Já a combinação de cores complementares é feita usando duas cores que estão diretamente

opostas no círculo cromático.


A principal característica dessa combinação é comunicar criatividade, informalidade e ousadia.



Combinando as cores do seu look na prática


Existem vários caminhos para você fazer combinações de cores e a montagem dos seus looks, mas eu vou deixar um passo a passo super simples para te ajudar a começar.


Passo 1: Escolha a peça que você deseja usar. Ela vai ser a base para a montagem do seu look.


Exemplo: Quero usar uma calça verde.


Passo 2: Pense na mensagem que você deseja passar (considere seu estilo, seu desejo de imagem e o ambiente no qual você vai com esse visual). A partir daí, escolha o tipo de combinação que você deseja fazer.


Exemplo: Quero uma combinação elegante, mas com um toque leve de criatividade. Então, o ideal é usar uma combinação de cores análogas.


Passo 3: Consulte no círculo cromático e veja as opções de cores possíveis de combinar com a peça escolhida, de acordo com o tipo de combinação que você deseja fazer.


Exemplo: Combinar minha calça verde com uma blusa azul, já que verde e azul são cores análogas (vizinhos no círculo cromático).

Passo 4: Escolha as demais peças (sapato, bolsas, acessórios) usando o círculo cromático e vá montando o seu look.


Onde eu encontro um círculo cromático?


Você pode simplesmente imprimir a imagem de um círculo cromático da internet ou comprar um (eu uso o da Studio Immagine). Outra opção muito boa é baixar um aplicativo de celular (indico o Color Wheel para iOS e o Cor Harmonizer para Android). Eu explico como usar esses apps nesse vídeo AQUI.


Gostou? Agora é só começar a usar o círculo cromático!


Se você tem interesse em se aprofundar no uso das cores, e aprender mais técnicas para combinar os seus looks de maneira elegante e estilosa, CLIQUE AQUI para conhecer o meu curso Como usar cores no look.


1,671 visualizações0 comentário
  • logo-whatsapp-png-transparente17_edited.

Recife -PE

E&M Cursos e Consultoria

C.N.P.J. 33.736.643/0001-57

R. Presidente Epitácio Pessoa, 154 - Campina Grande - PB

Os serviços ofertados aqui são prestados de acordo com o agendamento efetuado