Combinação de cores: o que você precisa saber para se vestir bem

Entender como funciona o universo das cores, aprendendo a observar as relações das cores e suas combinações, é essencial para um visual estiloso e elegante.


Cor é solução!


Entender o uso das cores é o primeiro passo para quem quer realmente aprender a se vestir com consciência e personalidade, pois cada cor transmite uma mensagem específica.


A cor não é problema, mas sim solução porque serve como elemento de comunicação do seu estilo pessoal.


Usar apenas preto, branco e cinza causa muita dificuldade na hora de construir sua imagem. A cor ajuda a dar personalidade à sua imagem, por exemplo, ao passar uma mensagem mais séria, elegante e sofisticada ou mais descontraída e jovial.


As cores despertam sentimentos


A cor passa uma mensagem para as outras pessoas, despertando uma sensação antes mesmo de você falar qualquer coisa. O preto, por exemplo, remete à sensação de tristeza e luto.


Não ter noção da força de comunicação que as cores transmitem pode terminar culminando em um visual inadequado. Logo, é importante conhecer e entender o que as cores trazem para que a imagem pessoal fique alinhada ao que se deseja comunicar.


Você sabia que as cores transmitem mensagens? As combinações de cores também!

Um mesmo objeto com cores diferentes nos estimula de formas diferentes


Um mesmo objeto pode despertar sensações diferentes a depender da cor nele aplicada. Deve-se observar qual o estímulo, isto é, qual a mensagem que essa cor está trazendo ao objeto, pois as percepções sofrem uma influência muito grande da cor.



Uma obra de arte toda em preto e branco é muito fria, mas uma obra de arte com cor traz outros sentimentos porque as cores ocasionam uma vitalidade, a sensação de que existe algo bom, gostoso e animado.


A cor tem o poder de passar uma imagem pessoal com força e energia, mas, para isso, é necessário compreender como as cores funcionam e quais as mensagens que transmitem.


As cores causam impacto na silhueta


A depender de onde está localizada, a cor causa um determinado impacto, a exemplo de uma cor mais vibrante e chamativa perto do rosto destacar essa região. Logo, é preciso ter consciência do que cada característica da cor implica na imagem para fazer escolhas adequadas.


As cores claras ampliam visualmente por se projetarem, enquanto as cores escuras retraem, dando ideia de profundidade. Uma blusa branca, por exemplo, irá causar o efeito de ser mais volumosa do que na cor preta.


Nessa linha de raciocínio, cores que são mais brilhosas chamam mais atenção e ampliam visualmente, já as cores mais opacas retraem, passam essa impressão de que aquela superfície é ligeiramente menor.


Então, as cores podem causar um impacto muito grande no nosso look, devendo-se saber analisar e escolher o que realmente faz sentido para uma imagem pessoal harmônica.


As cores têm características


As cores podem ser quentes (um verde amarelado) e frias (verde mais azulado) e isso é o que chamamos de temperatura. As cores também podem ser claras ou escuras, o que chamamos de profundidade.


E a terceira característica das cores é a opacidade, podendo ser uma cor mais opaca ou mais viva e intensa (muita concentração de pigmento).


É muito mais fácil combinar cores que possuem características em comum, pois isso gera um visual mais harmônico, como se as cores se "encaixassem" melhor. Por outro lado, combinar cores que têm características completamente diferentes gera confusão e desarmonia.


Existe técnica para combinar as cores


Além de observar as suas características, existem outras técnicas para fazer combinações de cores mais elegantes e harmoniosas.


Uma ótima ferramenta que auxilia no uso das cores é o Círculo Cromático. Com ele, você consegue fazer combinações de cores monocromáticas, análogas e complementares em um piscar de olhos!


E cada uma dessas combinações de cores transmite uma mensagem diferente. Falo um pouco sobre elas nesse vídeo aqui.


Conhecimento é poder!


Combinar as cores da maneira correta e de forma consciente faz toda diferença, pois resulta em um visual muito mais bonito e elegante, alinhado ao seu estilo e desejo de imagem.


Além disso, é possível dar muito mais vida e personalidade aos seus looks por meio das cores, fugindo do velho preto, branco e nude que a gente vive usando com medo de errar nas combinações.


Se você gostou desse assunto e quer colorir o seu visual com estilo e elegância, eu te convido a conhecer o meu curso Como usar Cores no Look.


Você vai aprender de uma vez por todas a combinar cores nos seus looks, como ninguém nunca te ensinou. Para saber mais, é só CLICAR AQUI.


1,198 visualizações0 comentário
  • logo-whatsapp-png-transparente17_edited.

Recife -PE

E&M Cursos e Consultoria

C.N.P.J. 33.736.643/0001-57

R. Presidente Epitácio Pessoa, 154 - Campina Grande - PB

Os serviços ofertados aqui são prestados de acordo com o agendamento efetuado