TUDO SOBRE A CALÇA CLOCHARD
- patriciarosal1984
- 20 de nov. de 2021
- 5 min de leitura
A calça clochard é uma peça que está super em alta na moda. Por estar bastante em uso, muitas dúvidas surgem sobre como usar esse tipo de calça clochard e qual o seu caimento correto.
Como usar a calça clochard
A calça clochard possui muitos detalhes específicos. Esse tipo de calça tem como principal característica um franzido na cintura, conforme imagem abaixo:

Toda calça clochard tem cintura franzida (com pregas ou não). O tipo de amarração, se é um cinto ou somente um nó, não faz diferença.
Essa peça tem a cintura com franzidos, caimento mais solto (não é um tipo de calça que se usa de forma justa) e o tipo da sua barra não é determinante. Então, encontramos a calça clochard com a barra mais seca, como se fosse uma calça reta, ou pantalona.
A primeira grande vantagem da calça clochard é que marca a cintura e isso deixa o corpo com mais curvas. O fato de existir o franzido ocasiona a impressão de que cintura é mais fina do que realmente é.
Dependendo do caimento, esse tipo de calça pode aumentar o quadril. Quem tem o quadril largo deve prestar atenção no caimento dessa peça.
Se o tecido for da espécie que arma muito, vai acabar alargando o quadril. Já se o tecido tiver um caimento mais certo e com peso, pode disfarçar o excesso de quadril ou culote.

Assim, é uma calça bem versátil porque pode ser boa para quem tem o quadril largo ou muita bunda e quer disfarçar - analisar o caimento é essencial.
A calça clochard é mais informal e isso é uma vantagem para algumas pessoas e desvantagem para outras. Se você pensar como referência a calça reta, que é uma calça tradicional, a calça clochard é mais informal por causa da presença do franzido.
Por outro lado, temos a opção de trazer uma calça mais arrumada para visuais que não queremos que sejam tão sérios. Para fugir de um jeans, por exemplo, e continuar com um look descontraído e arrumado, essa calça é uma ótima alternativa.
Quando usamos uma cintura mais alta, estamos alongando as pernas, mas achatando visualmente o tronco, e, por isso, esse tipo de calça não ajuda a equilibrar um tronco que já é naturalmente curto.
Para trazer equilíbrio a um tronco curto, pode-se usar um decote ou fazer uma combinação de cores. Além disso, como esse tipo de calça afina a cintura, uma pessoa com corpo ampulheta deve observar se a sua cintura não ficou fina em excesso.
A calça clochard transmite as seguintes mensagens: informalidade, descontração e feminilidade.

Na imagem abaixo temos uma calça Clochard que é mais estruturada na área da cintura e outra que possui uma amarração com nó e um tecido mais mole (menos estrutura).
A calça da direita possui amarração e tecido mole, a sua estruturação é diferente, principalmente na região da cintura e isso ocasiona um caimento diferente e uma comunicação de elegância, sofisticação e seriedade:

Você sabia que o seu jeito de se vestir pode estar te atrapalhando? Veja esse vídeo no meu canal do Youtube, tocando AQUI, e entenda que nem tudo que é bonito te favorece.
A altura da barra na calça clochard depende do tipo da mesma. Podemos encontrar essa calça com uma barra mais seca e no estilo pantalona:

Em uma calça clochard com a barra pantalona a altura da barra deve ser a um dedo de encostar no chão, enquanto esse tipo de calça com a barra mais reta deve respeitar a altura de mais ou menos no osso do tornozelo.
Um erro bastante comum é usar a calça clochard muito justa. Isso não traz elegância ao visual porque impede a estruturação da calça.
A calça clochard alonga a silhueta a depender de alguns fatores: cintura alta, comprimento da barra e cor do sapato. O fato da calça ser de cintura alta ajuda a alongar a silhueta, notadamente a região das pernas.
Para ter efeito alongador o comprimento da barra não pode ser curto demais ou, se for uma pantalona, deve estar na altura correta. E, quando usamos um sapato de cor próxima ao da calça, ajuda na potencialização do alongamento da silhueta.
É essencial ter atenção redobrada com o volume da blusa ao se usar a calça clochard. No exemplo a seguir podemos verificar o quanto que a blusa ficou volumosa e deixou a modelo completamente sem cintura:

Os sapatos mais indicados para esse tipo de calça, por serem mais curtas, são aqueles com o peito do pé aberto porque não pesam no visual:

Fazer escolhas elegantes é fundamental para ser uma mulher bem vestida. Para aprender a fazer isso na prática assista esse vídeo, tocando AQUI.
Análise de looks com calça clochard
Na imagem abaixo temos uma calça clochard com o caimento de pantalona, a cintura bem marcada e uma blusa mais justa, criando um visual bem alongado. É um look bem feminino e muito bonito:

O próximo exemplo é de uma clochard com a barra mais seca e curta com uma sandália de cor forte e amarração no tornozelo, mas que deixou o peito do pé livre, bem como o tipo de decote da blusa também ajudou a alongar a silhueta. Todos esses elementos ajudam a equilibrar a silhueta.

Na imagem seguinte observamos muito volume na região da cintura e isso achata a silhueta. Temos uma blusa e mangas muito folgadas que brigam com a amarração do cinto, deixando a modelo sem cintura.
Já na parte de baixo, temos o tornozelo aparecendo, dando um respiro, mas que não foi o suficiente para equilibrar o look porque ele continuou muito volumoso na região central:

Temos a seguir uma blusa ensacada com um blazer, que é uma terceira peça mais comprida, mas não funcionou porque deixou a modelo muito reta em razão do caimento do tecido da calça ser muito grosso.
Adicionado a isso, o laço e o tecido e estampa da blusa alargaram o quadril, bem como a bota pesou no visual. Observe:

A próxima calça clochard é no estilo pantacourt com tênis e traz um visual confortável e descontraído. Se trocássemos o cinto por um mais arrumado estruturado, o look ficaria bem mais arrumado e elegante.

Quando usamos uma calça reta e social (modelo da direita) tem um look mais formal, enquanto uma clochard com uma amarração traz um pouco mais de informalidade:

Percebemos que a calça clochard realmente não é uma calça para quem deseja ter um visual formal e tradicional, mas é uma peça que, se você quiser, pode deixar o seu visual formal mais descontraído.
Para ser bem vestida e elegante, construir o seu estilo pessoal é muito importante. Assista o vídeo, tocando AQUI, e entenda o motivo.
Beijos,
Manu.
PS.: Se você se sente insegura na hora de vestir, saiba que é perfeitamente possível se vestir de maneira elegante e com estilo.
Inscreva-se no curso Bem Vestida Sempre, tocando AQUI, e se transforme na mulher bem vestida e elegante que você merece ser.