Como se vestir para trabalhar? Especial Homens - Estilo Formal

Que a imagem profissional importa, todos concordamos, certo?


A maneira como as pessoa te enxergam é determinante. A sua imagem pode abrir ou fechar portas, pode passar mais ou menos segurança em uma reunião para fechar negócio, para ser aceito em um novo emprego ou até mesmo para contratar aquele funcionário que vai ser uma excelente aquisição para a empresa.


Por isso mesmo não vale a pena sair de casa antes de checar o visual e garantir que você está tão bem vestido quanto gostaria de estar.



Se o seu estilo de trabalho pede um terno comece pelo básico!


Com o tempo você pode ir observando referências de homens que são considerados bem vestidos e ir ousando um pouco mais, mas no trabalho menos é mais!


Ternos cinza e azul marinho são clássicos e podem ser usados o ano todo, independentemente do clima, mas você deve evitar os pretos a todo custo e os coloridos.




Cores clássicas mas modelagem atualizada!


Os cortes dos ternos costumam levar um bom tempo para entrar ou sair de moda, então não será tão custoso para você se manter atual, é mais uma questão de estar atento mesmo. Mas evite modismos como lapelas muito finas, calças muito curtas ou sapatos sem meias, a não ser que você trabalhe com criatividade e seja bacana demonstrar essa imagem mais inovadora, o ideal é deixar a ousadia para momentos mais descontraídos.



Uma seleção básica de camisas deve conter camisas brancas, azuis, listradas e xadrez ( nos dois últimos casos listras finas e xadrez pequeno). Evite camisas de cores muito fortes!






As calças avulsas podem ser em brim ou gabardine, em cores como cáqui, bege, gelo e marinho. As cinzas de lã também são uma ótima escolha pois combinam com todos os blazers.




Sapatos pretos e marrons são mais do que o suficiente para um guarda roupa social básico!


Já sobre as meias: elas devem ser tão escuras quanto a calça ou o sapato (se a cor for diferente da do sapato irá destacá-lo , mas pode achatar a silhueta).


As gravatas são o melhor lugar para ousar um pouco mais: cores clássicas e escuras são mais sóbrias, já as estampadas podem dar um toque de ousadia ao seu look. Quanto à largura isto vai depender da moda e das suas proporções de rosto e pescoço.





É muito importante que as cores que você escolha sejam harmônicas com o seu tom de pele, já que elas têm um impacto direto no aspecto de cansado que você pode aparentar ou não!



Isso mesmo, quando você usa cores inadequadas para o seu tom de pele elas ressaltam manchas, olheiras e podem deixar a sua pele com aspecto pálido ou amarelado. Péssimo para os negócios não é mesmo? A sensação que você passa é de que não está bem, que há algo de errado com você.



Mas um teste simples e rápido pode ser feito para descobrir suas cores ideais, ele se chama análise de coloração (ou análise cromática) e é feito por uma Consultora de Estilo. Procure a mais próxima de você e não erre mais na escolha das cores para o seu guarda roupas.

1 visualização

Recife -PE

E&M Cursos e Consultoria

C.N.P.J. 33.736.643/0001-57

R. Presidente Epitácio Pessoa, 154 - Campina Grande - PB

Os serviços ofertados aqui são prestados de acordo com o agendamento efetuado